quinta-feira, 29 de março de 2012


Formas de Apropriação do Espaço:
-Parkour: essa atividade é definida pelo princípio de mover-se de um ponto à outro do espaço, da forma mais rápida possível e, mais eficiente possível de acordo com as possibilidades do corpo humano (de forma a evitar acidentes a curto ou longo prazo).
Não possui espaço delimitado para a prática, podendo ser realizado em qualquer lugar, de forma que é acessível à todos - é uma forma de auto-conhecimento do corpo humano, uma forma de adquirir força, coordenação, resistência e, também a concentração, a coragem e a determinação.
É uma arte que requer muita disciplina e respeito aos próprios limites físicos e mentais, caso contrário pode gerar graves acidentes.
-Deriva: faz parte do chamado “pensamento situacionista” do espaço urbano, constituindo a ideia de que os habitantes devem deixar de ser simples construtores, transformadores do espaço urbano. 
“Situacionista” pois acredita na construção de situações e de que essas devem ser vividas por seus construtores.
A deriva pode ser considerada como uma técnica de passagem rápida pelas indiferenças sobre as coisas. Se apropriar do espaço urbano, por exemplo, sendo um pedestre que caminha sem rumo por uma cidade.
-Flash Mob: atualmente, o termo é usado para designar uma aglomeração instantânea de pessoas num local público objetivando realizar uma ação inusitada, previamente combinada pelos participantes. 
Mobs populares - Pillow fight , Subway Party, Zombie Walk
No mundo inteiro, flash mobs vêm ganhando cada vez mais aspectos políticos e não apenas para mudar a rotina ou modificar o meio urbano. Na Rússia, por exemplo, um grupo de pessoas se reuniu ao redor de um caixão e deram-se as mãos em luto formando um quadrado, declarando a “morte da democracia em 2003. Por lá, pela repressão às revoltas ou protestos ser intensificada, flash mobs são preferências cada vez mais aceitas por serem organizadas rapidamente, atraírem muitas pessoas e depois se dispersa tão rápido quanto apareceu, impedindo a ação da polícia muitas vezes.
-Flaneur: Charles Baudelaire desenvolveu o termo para designar “uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá-la”. A idéia do flâneur tem acumulado importante significado como uma referência para compreender fenômenos urbanos e a modernidade. Como caminhar por uma cidade observando seus aspectos socias e estéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário